Marketing Digital de Resultados

A única que oferece GARANTIA DE RESULTADOS

Realidade Aumentada: Messenger e o novo conceito de compras online

Ao oferecer novas tecnologias, o Facebook adicionou a realidade aumentada no Messenger, para seu sistema de mensagens instantâneas se tornar um local de inovação para as marcas.

 Imagem de uma pessoa que enxerga pela realidade aumentada através das lentes do messenger

O Facebook continua a fazer do Messenger, software com 1,3 bilhão de usuários, um playground de inovação para as empresas. No evento da F8, sua conferência de desenvolvedores, a rede social lançou a possibilidade de filtros pré-carregados ou efeitos de realidade aumentada.

Ao aproximar o mundo virtual do físico, esse recurso tem o potencial de viralizar diversos produtos que antes não tinham condições. Um novo modelo de negócio surgirá com anúncios integrados à realidade aumenta, o que causará expressivos aumentos nas conversões a partir do Facebook.

Funcionalidades

Usando a função de câmera do Messenger, o usuário pode tirar uma foto ou gravar um vídeo incorporando efeitos de realidade aumentada, ainda é possível compartilhar essas mídias em uma conversa privada, em um grupo ou até mesmo adicioná-las à história.

Algumas marcas já estão participando do programa, mas ele ainda está em versão beta e fechado. As marcas que participam do período de testes dessa nova tecnologia são: Asus, KIA, Nike e Sephora.

Marcas já fazem o uso da realidade aumentada.

No caso da Sephora, um usuário pode testar diferentes maquiagens e pedir conselhos aos seus amigos no Facebook. Para modelagem 3D e rastreamento de formas ou faces, o grupo americano usa sua ferramenta de desenvolvimento, o AR Studio.

Compras internacionais via Facebook

Finalmente, o Facebook faz de M (assistente pessoal do mensageiro baseado na inteligência artificial) um poliglota. Se um usuário receber uma mensagem em outro idioma, M sugerirá que ele traduza a mensagem. Ao escolher essa opção, a tradução automática será ativada por padrão.

No lançamento, M traduzirá apenas os dois principais idiomas (inglês-espanhol) e apenas conversas entre compradores e vendedores em seu marketplace nos EUA. O Facebook planeja gradualmente estender esse recurso para outros países.

Outra novidade é que será permitido aos desenvolvedores melhorar a capacidade de compreensão e personalização dos chatbots (ferramenta de conversa automática). Se os usuários, por exemplo, perguntarem com frequência: “Qual é o seu horário de funcionamento?” e “quando você vai abrir?”, eles poderão introduzir um item de “horário de funcionamento” como resposta.

Conclusão

Estamos diante de um cenário revolucionário e promissor para marcas que investem em marketing digital. O uso da realidade aumentada é um exemplo disso, pois os produtos serão apresentados de forma dinâmica e real, tudo isso sem a necessidade de locomoção física.

Já a ferramenta de tradução ajudará os empresários a alcançarem proporções antes inexploráveis, pois com a tradução automática qualquer pode realizar compras internacionais com facilidade.

Assim, após o lançamento dessas funções para o público geral, será extinto o receio dos consumidores que deixam de comprar produtos online pois necessitam visualização do mesmo ou da interação bilíngue. Dessa maneira, corporações que usam a empresa de Zuckerberg como instrumento de venda se beneficiarão significativamente.

Esclarecido as novas funcionalidades do Messenger, não deixe de conferir as  Top tendências de marketing digital do 2º semestre de 2018, empenhado leitor.

Share Button

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados