Marketing Digital de Resultados

A única que oferece GARANTIA DE RESULTADOS

Processos de uma agência digital: Entenda os 4 principais

Nesse post de hoje iremos falar sobre os processos de uma agência digital na prática, como a nossa agência mantem o relacionamento com os clientes e de que forma prospectamos novas empresas para trabalhar conosco.

Se você se conecta com marketing digital e vendas, este post para você!

Antes de começarmos, vamos entender de forma rápida e resumida o que é uma agência de marketing digital, o que ela faz e qual o seu papel dentro do mercado.

Sem isso os próximos parágrafos podem não fazer sentido, então vamos lá.

O que faz uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital está no mercado para apresentar soluções para empresas que buscam estratégias e ações para aumentar as vendas e o faturamento.

Aumentar o faturamento e as vendas é objetivo comum entre as empresas, por isso que com o crescimento da internet também cresceu o número de agências digitais.

As agências tradicionais trabalham o blog, site, redes sociais, anúncios e todas as formas de comunicação digital que os seus clientes utilizam.

Porém, nós aqui da Unic Digital não trabalhamos focados nesses meios de comunicação. Nosso foco é captar leads com anúncios pagos e fazer com que os nossos clientes vendam.

Uma analogia que vai para facilitar a compreensão do que fazemos é:

Assim como o corpo humano, o marketing digital possui diversas partes, e nós trabalhamos apenas com uma mão do corpo inteiro, que é a captação de leads para venda. Sendo assim, trabalhamos apenas com uma pequena parte do marketing digital.

Levando isso em consideração, fica evidente porque nossos processos tendem a ser diferentes das outras agência no mercado, logo qualquer diferença não é mera coincidência.

Como uma empresa se conecta com a Unic Digital

O primeiro processo de uma agência digital é o contato feito entre a agência e uma empresa, esse contato que pode ser feitos de duas formas: Ativo e Receptivo

Vamos entender mais os dois casos.

O atendimento receptivo é feito quando o cliente entra em contato com a agência, ou seja, a empresa está ativa buscando soluções no mercado e nos encontra. Esse primeiro contato receptivo é feito através de um cadastro ou uma ligação para nós.

Agora, quando falamos de atendimento ativo o cenário já é diferente, um de nossos executivos entra em contato com uma empresa a fim de entender se nossa solução se encaixa ao negócio e aos problemas dela.

Sendo assim, o atendimento ativo é quando nós vamos até a empresa, em vez dela vir até nós.

De qualquer forma, ativo ou receptivo, marcamos uma reunião entre executivos das duas empresas para apresentar a nossa metodologia de trabalho.

As reuniões são presenciais ou por uma chamada de vídeo, variando de acordo com a distância da empresa.

Durante a primeira reunião apresentamos a nossa proposta de trabalho adaptada ao negócio da empresa, após isso entregamos a nossa proposta para a empresa avaliar a possibilidade de contratação. Após a contratação é feita a integração entre as empresas.

Integração: A união da empresa com os profissionais internos da agência

reuniao sobre os processos de uma agenciz digital

A integração é a reunião entre os responsáveis pelos setores envolvidos no projeto, sendo assim as duas equipes (da agência e da empresa) se conectam para aprimorar o projeto digital.

Esse contato de apresentação entre os profissionais é muito importante para que a comunicação esteja ativa entre as empresas, pois assim ficamos mais abertos a receber e dar feedbacks.

Durante a integração é apresentado para nós os produtos ou serviços que começaremos a vender para o nosso cliente, bem como o seu público alvo e suas características, assim podemos traçar a estratégia mais adequada para aquele caso.

Nesse momento alinhamos a campanha e a abordagem de venda que o cliente utilizará, tudo isso antes mesmo de começar a campanha.

Após a reunião é criada a campanha com base no que foi discutido e alinhado na integração, a campanha é enviada para aprovação do cliente e, só após isso, será veiculada nas mídias.

Sendo assim, é muito importante que a comunicação entre as duas partes, marketing e vendas, estejam ativa, assim podemos melhorar a cada momento.

Comunicação ativa entra as empresas

Para nos comunicar de forma fácil e dinâmica, criamos um grupo no WhatsApp com todos os responsáveis envolvidos.

Geralmente a agência envolve o diretor de tráfego, de criação e o executivo que negociou com a empresa. Já por parte da empresa, é comum adicionar o coordenador de vendas e o CEO da empresa.

Com isso, se fizermos alguma alteração ou criarmos uma nova campanha conseguimos saber os impactos imediatos causados no setor de vendas.

Esse é um poderoso ativo para fazer testes, pois podemos fazer alterações e as mensurar com velocidade os resultados reais das alterações em campanhas só são medidos na efetividade das vendas. E quando podemos sabe isso de forma momentânea, atingimos com mais precisão uma campanha altamente eficaz.

Através do WhatsApp é enviado também as artes e textos que criamos, isso para que o cliente aprove antes de publicarmos.

Após publicar, cabe a nós a analise diária das métricas e a mensuração de resultados, que é o quarto dos processos de uma agência digital.

Relatórios e mensuração de resultados: o principal dos processos de uma agência digital

Esse é o principal dos processos de uma agência digital, apresentação de resultados. Nessa reunião é apresentado o cálculo de ROI e a efetividade da campanha nas vendas da empresa.

Resultados dos processos de uma agencia digital

É aberto junto ao cliente um relatório com o valor investido, valor retornado em vendas e assim comprovamos a viabilidade das campanhas com o ROI obtido conosco.

Nesse momento também pedimos que o setor de vendas nos dê feedbacks relacionados a segmentação e qualidade dos leads que enviamos diariamente, pois assim analisamos e realizamos ações para melhorias.

As melhorias ocorrem dia após dia e mês após mês, todos os dias é analisada e otimizada as campanhas pela equipe de tráfego.  Essas otimizações são importante para gerar escala e fazer com que o cliente venda cada vez mais, com menos investimento.

Estamos sempre atentos aos feedbacks que recebemos, isso faz com que possamos levar aos nosso clientes melhorias e aumento nas vendas.

Se você atua no mercado digital, fica uma dica: Foque sempre em analise de métricas e nos feedbacks.

Conclusão

O planejamento de processos serve como um mapa para o caminho que a sua empresa deve seguir quando entrar um novo cliente, por isso é preciso alinhar os processos com os colaboradores e definir bem o que se espera de cada um.

Atente-se também ao atendimento humanizado e informal, pois os mesmo trazem uma aproximação com o cliente e abre a comunicação para feedbacks. Isso aumentará a satisfação dos seus clientes que sempre verá as suas sugestões aplicadas a testes práticos.

Agora que já conhece os processos de uma agência digital, acompanhe nosso perfil do Instagram, assim poderá visualizar os processos na prática quando postarmos stories ou posts.

Share Button

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados