Nesse post de hoje iremos falar sobre os processos de uma agência digital na prática, como a nossa agência mantem o relacionamento com os clientes e de que forma prospectamos novas empresas para trabalhar conosco.
Se você se conecta com marketing digital e vendas, este post para você!
Antes de começarmos, vamos entender de forma rápida e resumida o que é uma agência de marketing digital, o que ela faz e qual o seu papel dentro do mercado.
Sem isso os próximos parágrafos podem não fazer sentido, então vamos lá.
O que faz uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital está no mercado para apresentar soluções para empresas que buscam estratégias e ações para aumentar as vendas e o faturamento.
Aumentar o faturamento e as vendas é objetivo comum entre as empresas, por isso que com o crescimento da internet também cresceu o número de agências digitais.
As agências tradicionais trabalham o blog, site, redes sociais, anúncios e todas as formas de comunicação digital que os seus clientes utilizam.
Porém, nós aqui da Unic Digital não trabalhamos focados nesses meios de comunicação. Nosso foco é captar leads com anúncios pagos e fazer com que os nossos clientes vendam.
Uma analogia que vai para facilitar a compreensão do que fazemos é:
Assim como o corpo humano, o marketing digital possui diversas partes, e nós trabalhamos apenas com uma mão do corpo inteiro, que é a captação de leads para venda. Sendo assim, trabalhamos apenas com uma pequena parte do marketing digital.
Levando isso em consideração, fica evidente porque nossos processos tendem a ser diferentes das outras agência no mercado, logo qualquer diferença não é mera coincidência.
Como uma empresa se conecta com a Unic Digital
O primeiro processo de uma agência digital é o contato feito entre a agência e uma empresa, esse contato que pode ser feitos de duas formas: Ativo e Receptivo
Vamos entender mais os dois casos.
O atendimento receptivo é feito quando o cliente entra em contato com a agência, ou seja, a empresa está ativa buscando soluções no mercado e nos encontra. Esse primeiro contato receptivo é feito através de um cadastro ou uma ligação para nós.
Agora, quando falamos de atendimento ativo o cenário já é diferente, um de nossos executivos entra em contato com uma empresa a fim de entender se nossa solução se encaixa ao negócio e aos problemas dela.
Sendo assim, o atendimento ativo é quando nós vamos até a empresa, em vez dela vir até nós.
De qualquer forma, ativo ou receptivo, marcamos uma reunião entre executivos das duas empresas para apresentar a nossa metodologia de trabalho.
As reuniões são presenciais ou por uma chamada de vídeo, variando de acordo com a distância da empresa.
Durante a primeira reunião apresentamos a nossa proposta de trabalho adaptada ao negócio da empresa, após isso entregamos a nossa proposta para a empresa avaliar a possibilidade de contratação. Após a contratação é feita a integração entre as empresas.
Integração: A união da empresa com os profissionais internos da agência
A integração é a reunião entre os responsáveis pelos setores envolvidos no projeto, sendo assim as duas equipes (da agência e da empresa) se conectam para aprimorar o projeto digital.
Esse contato de apresentação entre os profissionais é muito importante para que a comunicação esteja ativa entre as empresas, pois assim ficamos mais abertos a receber e dar feedbacks.
Durante a integração é apresentado para nós os produtos ou serviços que começaremos a vender para o nosso cliente, bem como o seu público alvo e suas características, assim podemos traçar a estratégia mais adequada para aquele caso.
Nesse momento alinhamos a campanha e a abordagem de venda que o cliente utilizará, tudo isso antes mesmo de começar a campanha.
Após a reunião é criada a campanha com base no que foi discutido e alinhado na integração, a campanha é enviada para aprovação do cliente e, só após isso, será veiculada nas mídias.
Sendo assim, é muito importante que a comunicação entre as duas partes, marketing e vendas, estejam ativa, assim podemos melhorar a cada momento.
Comunicação ativa entra as empresas
Para nos comunicar de forma fácil e dinâmica, criamos um grupo no WhatsApp com todos os responsáveis envolvidos.
Geralmente a agência envolve o diretor de tráfego, de criação e o executivo que negociou com a empresa. Já por parte da empresa, é comum adicionar o coordenador de vendas e o CEO da empresa.
Com isso, se fizermos alguma alteração ou criarmos uma nova campanha conseguimos saber os impactos imediatos causados no setor de vendas.
Esse é um poderoso ativo para fazer testes, pois podemos fazer alterações e as mensurar com velocidade os resultados reais das alterações em campanhas só são medidos na efetividade das vendas. E quando podemos sabe isso de forma momentânea, atingimos com mais precisão uma campanha altamente eficaz.
Através do WhatsApp é enviado também as artes e textos que criamos, isso para que o cliente aprove antes de publicarmos.
Após publicar, cabe a nós a analise diária das métricas e a mensuração de resultados, que é o quarto dos processos de uma agência digital.
Relatórios e mensuração de resultados: o principal dos processos de uma agência digital
Esse é o principal dos processos de uma agência digital, apresentação de resultados. Nessa reunião é apresentado o cálculo de ROI e a efetividade da campanha nas vendas da empresa.
É aberto junto ao cliente um relatório com o valor investido, valor retornado em vendas e assim comprovamos a viabilidade das campanhas com o ROI obtido conosco.
Nesse momento também pedimos que o setor de vendas nos dê feedbacks relacionados a segmentação e qualidade dos leads que enviamos diariamente, pois assim analisamos e realizamos ações para melhorias.
As melhorias ocorrem dia após dia e mês após mês, todos os dias é analisada e otimizada as campanhas pela equipe de tráfego. Essas otimizações são importante para gerar escala e fazer com que o cliente venda cada vez mais, com menos investimento.
Estamos sempre atentos aos feedbacks que recebemos, isso faz com que possamos levar aos nosso clientes melhorias e aumento nas vendas.
Se você atua no mercado digital, fica uma dica: Foque sempre em analise de métricas e nos feedbacks.
Conclusão
O planejamento de processos serve como um mapa para o caminho que a sua empresa deve seguir quando entrar um novo cliente, por isso é preciso alinhar os processos com os colaboradores e definir bem o que se espera de cada um.
Atente-se também ao atendimento humanizado e informal, pois os mesmo trazem uma aproximação com o cliente e abre a comunicação para feedbacks. Isso aumentará a satisfação dos seus clientes que sempre verá as suas sugestões aplicadas a testes práticos.
Agora que já conhece os processos de uma agência digital, acompanhe nosso perfil do Instagram, assim poderá visualizar os processos na prática quando postarmos stories ou posts.