Marketing Digital de Resultados

A única que oferece GARANTIA DE RESULTADOS

O que é SEO e por que ele é tão importante?

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para sistemas de busca, em tradução livre) é, basicamente, o que os algoritmos do Google usam para definir se o seu site será ou não mostrado na primeira página de resultados de pesquisas.

O que é SEO e por que ele é tão importante?

Todo profissional de marketing digital já ouviu algum cliente perguntando como fazer para o que seu site apareça na primeira página do Google. Até porque, é de conhecimento geral o quão importante é estar entre as primeiras posições de qualquer mecanismo de busca online.

É comprovado que a grande maioria dos usuários não fica passando muitas páginas desses sites de busca. A grande maioria, simplesmente refaz a busca após olhar a primeira página de resultados.

É claro que é sempre possível pagar para aparecer em primeiro, mas com um trabalho de SEO bem executado é possível conseguir isso de forma gradual e gratuita.

Mas afinal, como trabalhar adequadamente com SEO e como garantir que ele esteja bem feito?

Como já foi explicado antes, SEO é o parâmetro usado para definir o posicionamento de sites e blogs em mecanismos de busca, como o Google.

Quando realizamos uma dessas buscas, antes de exibir os resultados o algoritmo do Google analisa todos os sites encontrados para montar um ranking, sempre dando prioridade para aqueles que ele considera mais relevantes ao usuário.

Por isso, é preciso seguir um conjunto de boas práticas e estratégias de marketing, como o inbound marketing, para garantir que o Google considere o seu site relevante para as pesquisas de seu interesse.

Desse modo, você ganha destaque, visibilidade e, por consequência, mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.

Entre as boas práticas, podemos citar exemplos como:

Texto alternativo em imagens

O algoritmo do Google não entende imagens, apenas texto e código. Assim, ao colocar qualquer imagem, é preciso trabalhar em cima do texto alternativo (alt text) dela, sempre deixando descrições claras sobre o que aquela imagem se refere.

Se você não coloca esse texto, o Google não “enxerga” aquela imagem. Para ele, será como se houvessem “buracos” em branco no seu site, o que por si só já é algo que ele considera muito errado.

Qualidade e tamanho do conteúdo proposto

O mais importante para o Google é a qualidade do conteúdo. Então, é importante que os textos de seu site sejam muito claros sobre o que estão falando.

Isso, é complementado pelo tamanho do seu conteúdo. Apesar de não existir um tamanho mínimo exato, o algoritmo entende que textos muito curtos dificilmente terão um conteúdo completo. A dica geral é evitar textos com menos de 400 palavras.

Headings Tags e demais elementos textuais

As heading tags são essenciais para estruturar o texto aos olhos do Google.

Elas ajudam a identificar a hierarquia dentro dos conteúdos existentes na página. Em outras palavras, verifica se o texto está bem estruturado, mostrando com clareza o que é título, subtítulo, corpo, citação, tópicos, etc.

Existem 6 tags principais, que vão da <h1> (usada para expressar títulos) até a <h6> (todas as outras são usadas para expressar diferentes tipos/níveis de subtítulos). Nem sempre é necessário usar todas, mas é preciso ter bom senso para usar as mais convenientes ao seu texto.

Outros elementos textuais, como negrito, itálico, tópicos e links também devem ser usados conforme a necessidade. Todos ajudam a melhorar a estrutura do seu texto e, como consequência, aumentar sua relevância perante o Google.

Além disso, também ajuda a melhora a qualidade do seu conteúdo, pois envolve fatores importantes, como:

  • Mostra informações importantes do seu texto;
  • Mostra os principais temas do seu site;
  • Otimiza a leitura dos textos.

Meta Tags e Keyword (palavra-chave)

Em poucas palavras, a keyword (ou palavra-chave) é a palavra (ou conjunto delas) que define a busca do usuário. São os termos que as pessoas jogam no Google quando querem pesquisar sobre algo.

Em outras palavras: é baseando-se nelas que o Google vai pesquisar sites na internet. Sendo assim, é importante que o seu conteúdo tenha esses mesmos termos (ao menos algumas vezes), para facilitar e otimizar uma associação entre a busca feita e o seu site.

Além disso, é muito importante usar a keyword nos títulos, subtítulos, URLs e meta description (que faz parte das meta tags daquela página). Veja o exemplo abaixo:

Exemplo SEO - Meta Description

Meta tags são as informações por trás da sua postagem, por trás da sua página. Possui função de explicar para o usuário o conteúdo abordado naquela página e, com isso, atraí-lo. É um fator que influencia consideravelmente na taxa de cliques do seu site.

O que torna uma meta description boa?

  • Usar palavra-chave;
  • Resumir e convencer o leitor a acessar o seu conteúdo;
  • Não usar um pedaço da própria introdução do texto;
  • Não ser muito extensa.

Outras estratégias

Além de todas essas boas práticas (que não são as únicas, mas já fazem uma grande diferença), existem algumas estratégias de marketing que otimizam e potencializam o SEO de qualquer site.

Uma delas, é manter o site em constante atualização. Para o Google, um site que não tem postagens frequentes é um site morto e mesmo que ele siga todas as regrinhas citadas acima, ele será ignorado pelo site de buscas.

Em blogs e sites de notícias, por exemplo, isso dificilmente será um problema. Contudo, sites empresariais podem ter dificuldades para manter novas postagens em andamento. Por isso, uma boa tática é apostar em uma seção de conteúdo, como uma seção de artigos (blog), por exemplo.

Outra tática, sempre importante, é trabalhar com as redes sociais. Estamos na era do compartilhamento, permita e facilite que as pessoas que acessarem seu site partilhem isso com o mundo.

Colocar botões de compartilhamento com as principais redes sociais é bem fácil, e de quebra, fornece um efeito cascata muito bom. Afinal, se uma pessoa compartilha automaticamente toda a rede de amigos dela pode ‘descobrir’ você.

Conclusão

SEO é algo fundamental para otimizar a relevância do seu site perante o Google e qualquer outro mecanismo de busca online. Não é à toa que é uma ferramenta muito importante dentro do marketing digital.

Quer um exemplo prático de uma página de conteúdo que utilize todas as regras citadas nesse texto? Bem, esse texto foi criado seguindo tudo o que é citado.

Se você possui o interesse em implementar SEO em seus sites ou qualquer outro serviço de marketing digital, procure por profissionais especializados e com experiência comprovada nesse tipo de trabalho. É algo que faz toda a diferença para o seu negócio e um investimento que precisa ser feito com responsabilidade.

Aqui na Unic Digital, temos diversos cases de sucesso e uma equipe focada em trabalho com marketing digital.

Share Button

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados