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Lookalike no Facebook Ads, você sabe o que é isso?

Primeiramente acredito que vale ressaltar que “lookalike” é um termo que significa público semelhante, esse é um conceito amplamente utilizado no marketing, mas talvez você ainda tenha dúvidas quanto a como funciona o lookalike no Facebook Ads.

Ao decorrer deste texto essa dúvida será respondida, sempre com a teoria alinhada a prática, baseado em mais de 10 anos de experiência no marketing digital e sem teoria vazia.

lookalike no facebook ads

 

Mas afinal, o que é lookalike?

Nada mais é do que você criar públicos semelhantes ao seu público de sucesso.

Um exemplo prático:

Eu criei uma campanha para gerar leads no Facebook Ads e ao gerar leads com essa campanha, o lookalike consegue identificar quais são as principais características comportamentais dessas pessoas e me disponibilizar isso. Assim, eu posso criar um público só com as pessoas que tem um comportamento semelhante a essas que eu já tive sucesso.

Entendi, mas quando devo usar?

Você pode usar o lookalike sempre que você já tem um público conhecido, esse público pode ser uma lista de clientes que já compraram, com essa lista o Facebook vai procurar pessoas semelhantes a elas.

Por exemplo, você tem 1000 compradores em seu e-commerce e possui o e-mail de todos, com o uso desses e-mails você consegue criar um público com o mesmo comportamento dos compradores.

Quando você já tiver uma lista de clientes de sucesso, é aí que entra o lookalike.

Vale ressaltar que a lista das pessoas para o lookalike pode ser tanto por e-mail como por interesse, visualizações na página, preenchimento de cadastro, acesso ao seu site e de vários outros itens e você deve usar o melhor para o seu objetivo.

Agora, se adotar essa estratégia vai dar certo ou não, depende. Tem muitas variáveis em jogo, como a campanha, aceitação de mercado, estratégia, o produto, etc. Mas sem dúvidas essa é uma ótima ferramenta e vale testar.

Por que utilizar o looklike?

Você pode usar o lookalike quando não tem certeza de quem é o seu público, ou seja, quando você não tem um público alvo bem definido.

Por exemplo, eu tenho clientes que tem uma lista de compradores, mas não tem clareza do comportamento e do perfil dessas pessoas.

Para eles, eu uso o lookalike e deixo que o Facebook Ads encontre o comportamento e o perfil do público dessas empresas. Assim é possível ter mais assertividade nas campanhas de marketing digital.

Digo isso pois pessoas que tem o comportamento semelhante ao dos seus compradores tendem a gostar do que você oferece também. Quando eu digo que tendem é porque, historicamente, as pessoas semelhantes em seu comportamento espelham e isso no consumo de produtos e serviços.

Ok, mas como utilizar o lookalike na prática?

Vamos lá, agora você entenderá como utilizar o lookalike no Facebook Ads.

  • Primeiro, você vai entrar no seu gerenciador de negócios, em seguida clicar no lado esquerdo superior, terá três barrinhas (como na imagem abaixo). Feito isso, vá até “todas as ferramentas” e pare o seu mouse.

lookalike no facebook ads primeiro passp

 

  • Feito isso, vai abrir uma janela, onde terá diversas colunas, uma delas é a de “ativos”, onde você deve clicar na linha “públicos”.

segundo passo para criar o seu lookalike no facebook ads

 

    • Após, selecione “Criar público” e depois “Público personalizado”.

lookalike

 

  • E aí é só escolher o objetivo que você quer, entre os que estão abaixo na figura.

lookalike no marketing digital

  • Por último, selecione a empresa que vai utilizar, o formulário para captar o público, dê um nome para este público e agora é só clicar em “Criar público”. Como fizemos nos passos abaixo.

lookalike para o formulário

O que mais utilizo na agência é o objetivo de envolvimento, onde o Facebook entrega o anúncio para as pessoas semelhantes as que curtiram, comentarem ou compartilharam a sua página. Para meus clientes, esse é o objetivo que mais trouxe resultados.

Qual a viabilidade financeira do lookalike no Facebook Ads?

A resposta que eu vou te dar aqui pode não ser a que você esperava, mas é a realidade. Pois a viabilidade do lookalike depende e varia muito, aprendi em minhas experiencias que essa pergunta não tem uma resposta exata.

Isso porque cada cliente, região e público vai reagir de uma forma aos anúncios com lookalike.

Eu tenho clientes que o lookalike foi horrível, simplesmente não funcionou. Mas eu tenho clientes em que consegui abaixar em até 50% o CPL (Custo por lead).

Com isso te afirmo que tudo é teste, você tem que testar, na internet não existe certeza, não existe nada concreto enquanto você não fazer teste e comprovar a efetividade na prática.

Conclusão

Baseado em mais de 10 anos de experiência aqui da Unic Digital, fiz questão de trazer esse conteúdo para vocês e finalizá-lo dizendo que a eficácia do lookalike no Facebook Ads será comprovada somente após testes. Por isso, te recomendo a experimentar essa função.

E leve contigo sempre esse mindset de testar o novo, assim que se deparar com algo novo no marketing digital, teste e veja se faz sentido para você. Aqui na Unic, como já disse, para alguns clientes se encaixou muito bem, mas para outros não.

Agora que já conhece o lookalike na prática, siga nosso perfil no Instagram e leia nossa última matéria sobre os processos de uma agência digital  e fique por dentro das dicas publicamos todas as semanas aqui no blog.

 

Sobre o autor

Antoane marmo Unic Digital

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