Marketing Digital de Resultados

A única que oferece GARANTIA DE RESULTADOS

Fake News e seu impacto no marketing digital

Fake News. Com certeza você já leu e possivelmente até já compartilhou alguma. Nos últimos anos, esse tópico se tornou um dos principais temas de debates e notícias. É um mal que causa um impacto gigantesco por onde passa, tanto que está sendo chamado de praga virtual.

Fake News e seu impacto no marketing digital

Para aqueles que não sabem, as Fake News são, basicamente, notícias falsas criadas e propagadas com diversos fins. Desde apenas criar um boato engraçado, até atacar diretamente a imagem e caráter de algo ou alguém.

Começaram a criar força em 2016, quando ambos os partidos disputando as eleições americanas as usaram como ferramenta de ataque e defesa. A partir disso, ficaram cada vez mais frequentes.

O efeito ‘cascata’ é potencializado devido ao sensacionalismo que as fake news tendem a carregar. Desse modo, com pouco (ou nenhum) investimento, é possível que um conteúdo mentiroso seja espalhado para milhares de pessoas.

Fake News no Brasil

Um exemplo brasileiro desse fenômeno foi o grande barulho pelos casos de febre amarela no país. Por mais que tivessem ocorrido casos confirmados da doença, é de consenso geral que o pânico social foi causado devido a quantidade gigante de informações aleatórias e falsas que foram compartilhadas nas redes sociais.

A situação foi tão complicada que obrigou o governo a alterar toda a lógica de distribuição e fornecimento da vacina. Postos de saúde ficaram sem estoques e chegaram até a fracionar as doses para garantir que todos as recebessem.

Sem falar no extermínio de macacos por pessoas crentes de que eles eram os responsáveis por transmitir a doença e matá-los seria a solução para o problema (o ministério da saúde precisou criar campanhas de conscientização emergenciais).

campanha contra fake news sobre febre amarela 02 campanha contra fake news sobre febre amarela 01

Reações do mercado x Fake News

Ao redor do mundo também houveram alguns outros casos tóxicos como esse, o que fez o Facebook intervir. Recentemente, a rede social anunciou uma mudança nas diretrizes do seu algoritmo. Agora, postagens de parentes e amigos teriam prioridade em relação a postagens de marcas e empresas.

De acordo com o comunicado oficial da vice-presidente de notícias da empresa, Alex Hardmiman:

O Facebook está redefinindo sua relação com as empresas de mídia. O objetivo da plataforma é minimizar as coisas ruins e promover a qualidade no feed de notícias dos usuários.

Além disso, o Facebook também revelou que está tomando medidas internas para conseguir identificar com mais precisão um “conteúdo fake news”, mas até lá as novas diretrizes de alcance estarão em vigor.

Como reação, a Folha de São Paulo (importante jornal brasileiro com maior quantidade de seguidores) anunciou saída da rede social.

Outro que se pronunciou a respeito do caso é o Google. A gigante da internet também afirmou que está trabalhando em soluções para prevenir e combater as Fake News. Atualmente, o “Google Notícias” começou a testar um selo para todo conteúdo verificado, ou seja, que não seja falso.

E o marketing digital, como fica?

Toda a sequência de eventos citados acima mostra o quanto as Fake News estão prejudicando a criação de conteúdo relevante, forçando ações e reações sérias.

Engana-se quem acha que é um problema apenas das gigantes e/ou jornalistas, pois é algo que envolve todo profissional de marketing digital. Afinal, a criação de conteúdo é parte fundamental desse trabalho.

Hoje, mais do que nunca, agências de marketing digital precisam ter mais responsabilidade e profissionalismo na hora de criar conteúdo e até campanhas.

Concluindo

A grande verdade, é que o mercado de comunicação se modifica a todo momento, parte disso é lidar justamente com males como as Fake News. O mal-uso das notícias falsas e das informações propagadas erroneamente podem acarretar na perca de credibilidade para qualquer empresa ou marca.

Tenha responsabilidade na criação e elaboração de estratégias e acima de tudo, respaldo sobre o que você decide divulgar. Procure agências de marketing digital com um histórico exemplar e resultados comprovados para te ajudar nessa tarefa.

Share Button

2 comentários sobre “Fake News e seu impacto no marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados