Marketing Digital de Resultados

A única que oferece GARANTIA DE RESULTADOS

Quais empresas devem anunciar no Google Ads

Google Ads é o nome da principal plataforma de anúncios do Google e é também a principal fonte de renda da gigante empresa americana. Se você ainda quer saber sobre quais empresas devem anunciar no Google Ads, continue lendo que este texto que escrevi é para você!

Quais empresas devem anunciar no Google Ads

O que é Google Ads

Como dito anteriormente, é a plataforma de anúncios do Google, que tem como principal fonte de audiência a utilização da rede de pesquisas, onde muitas pessoas buscam por produtos e serviços, que a sua empresa pode oferecer. Essa grande massa que se movimenta diariamente em busca de respostas dentro do Google, a torna um ambiente muito fértil para o desenvolvimento de Empresas e Startups. Sendo assim, se deseja aparecer bem nas pesquisas precisa investir em Google Ads e SEO, pois são pontos realmente importante para as empresas.

Hoje, aproximadamente 96% de todas as buscas feitas na internet são feitas no Google, isso representa o cenário ideal para aqueles que desejam lançar, sustentar ou desenvolver algo no mercado consumidor. Essa plataforma disponibiliza a possibilidade de anunciar das seguintes formas:

  • Rede de pesquisa com exibição em display:
    Seu anúncio em texto aparecerá na rede de display do Google e dos parceiros da empresa.
  • Apenas na rede de pesquisa:
    Será exibido apenas quando tiver pesquisas no google com termos relacionados as palavras-chaves que você escolher.
  • Apenas na rede de Display:
    anúncios gráficos e que podem ser imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados e outras opções.
  • Vídeo:
    Anúncio de vídeo são exibidos antes, durante ou depois de vídeos no Youtube e outros locais parceiros da rede.
  • Gmail:
    É possível criar 4 modelos de anúncios no Gmail, o qual o anunciante pode escolher a que melhor se encaixe ao seu negócio.
  • Google Shopping:
    O seu produto de ecommerce pode aparecer no topo dos resultados de busca.
  • Aplicativo Universal:
    Esse tipo de campanha ajuda você a promover seu app para celulares Android e IOS.

Tendo em vista todas essas possibilidades, fica claro que o Google Ads é uma plataforma ampla de anúncios, o que faz dele uma ferramenta potente para quase todos os negócios. A plataforma não se encaixa a alguns específicos negócios, você sabe quais são? Você sabe quais empresas devem anunciar no Google Ads para obter um ROI alto e quais podem ter prejuízo?

É sobre isso que iremos falar agora.

Quais empresas devem anunciar no Google Ads

No segmento imobiliário, por exemplo, conseguimos obter um ROI considerável devido ao alto valor de uma única venda, normalmente acima de R$ 150mil. O que não acontece com a venda de lanches, por exemplo, onde cada pessoa em média consome R$ 20,00. No caso da lanchonete, a possibilidade de ser inviável fazer anúncios no Google é maior, já no caso da construção civil é bem menor. Vamos entender isso mais a fundo.

A nossa principal questão é: Quais empresas devem anunciar no Google Ads. E a mesma pode ser respondida de forma mais clara com um exemplo prático.

Uma construtora está anunciando a venda de uma casa que custa R$ 200 mil.

Seu anúncio está sendo veiculado apenas na rede de pesquisas, com isso ela paga apenas por cliques em seu anúncio.

O valor pago por clique (CPC) é de R$ 1,00. A cada 20 cliques ela consegue captar um cliente interessado (lead), ou seja, seu custo por lead é de R$ 20,00.

Repare que neste exemplo temos um custo por cliente interessado (não confunda cliente interessado com comprador) mais alto do que o valor médio de compra das pessoas que frequentam a lanchonete citada no exemplo anterior, dessa forma esse exemplo já explica a possibilidade de não ser positiva as campanhas para lanchonetes.

Voltando a construtora, sabemos que no exemplo o valor para cada possível cliente captado é de R$ 20,00 e que no mercado imobiliário a média é que a cada 100 leads é feito uma venda.

Se a sua equipe comercial fizer a média de mercado (1 venda a cada 100 leads) chegamos a seguinte conta para calcular o retorno que o suposto cliente terá sobre o investimento em campanhas no Google Ads: a cada cliente captado a empresa investe R$ 20,00, logo investe R$ 2 mil para captar 100, o que resulta em uma venda.  E uma venda significa que a construtora faturará R$ 200 mil, tudo isso investindo apenas R$ 2 mil em marketing digital orientado a venda direta.

Se fizermos o calculo de ROI (retorno de investimento) chegaremos ao resultado de que a cada 1 real que esse cliente investir em mídia ele terá de volta R$ 99,00. Isso no mesmo mês do investimento,  já retirando o custo que ele teve ao anunciar a sua empresa no Google. Nesse cenário percebemos que é muito barato investir em Google Ads para a construção civil.

Agora, voltando ao caso da lanchonete, não há cabimento ele gastar R$ 2mil com campanhas de Google para levar um cliente ao estabelecimento e faturar R$ 20,00 com o consumo desse cliente.

O que esses exemplos podem te dizer? Eles mostram de forma clara que para ter campanhas de sucesso com o Google é preciso ter um ticket médio alto ou ter uma efetividade muito grande por parte da sua equipe comercial, tendo uma alta taxa de conversão e um baixo custo por lead.

Devo anunciar minha empresa no Google?

Você pensa em fazer anúncios no Google? O cálculo para verificar a viabilidade de uma campanha é bem simples. Segue a formula de ticket médio de lucro (valor que você lucra com cada cliente) – custo por oportunidade efetiva (conta o valor total que gastou para ter um cliente que realmente comprou).

Se o valor que você gasta para chegar a um comprador é igual ou maior do que 100% do seu lucro, você só continuará investindo se trabalhar com mensalidades,  pois poderá não lucrar no primeiro mês, mas no próximo mês você irá lucrar com o investimento que já pagou no mês anterior.

Agora, se não tiver mensalidades no seu negócio você precisa ter um custo por lead (CPL) menor do que o seu ticket médio de lucro. Além do CPL é preciso saber qual a taxa de fechamento que sua equipe precisa ter para que as campanhas sejam viáveis. Por exemplo, se seu ticket médio de lucro é de R$ 100, e seu CPL é de R$ 2,00, você pode estipular como meta o fechamento de 10%. Sendo assim terá o seguinte calculo de ROI:

R$ 2,00  x 100 (leads) = R$ 200,00.

A cada 100 leads captado você fecha 10 novos negócios. 10 novos compradores significa um capital de R$ 2000,00. Sendo assim, temos a seguinte forma de calcular o ROI:

R$ 2000,00 – R$ 200,00 = R$ 1800,00

R$ 1800,00 ÷ R$ 200,00 = R$ 9,00

Os cálculos acima dizem que para cada 1 real investido a empresa obtém 9 reais como retorno sobre investimento. Isso significa que, provavelmente, se ela investir 20 mil terá de retorno 180 mil. Sobre quais empresas devem anunciar no Google Ads, essa é uma delas, pois citamos apenas o valor de lucro dessa hipotética empresa, ela possui um modelo viável para que as suas campanhas sejam viáveis e levem a empresa ao próximo nível.

Conclusão

O Google é uma ferramenta amplamente utilizada que pode alavancar o seu negócio, porém é necessário pensar e planejar a sua campanha para obter um ROI considerável sobre o seu investimento. Não arrisque sem calcular o tamanho do risco antes.

Entendeu quais empresas devem anunciar no Google Ads? Espero que sim! Continue lendo sobre marketing digital e confira o que são objeções e como elas te impedem de vender.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados