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Como aumentar a entrada de leads: 2 Dicas para o marketing digital da sua empresa

 

Provavelmente em algum momento você já pensou sobre como aumentar o número de leads que entram em sua base e como melhorar a qualidade e o engajamento deles, afinal esse deve ser o anseio de quase todo empreendedor.

Pensando nisso, escrevi neste artigo 2 dicas exímias para você aplicar ao marketing digital da sua empresa e aumentar os seus resultados de forma efetiva.

Se você deseja melhorar a qualidade e a quantidade dos leads que entram para a sua equipe comercial, fique ligado nos próximos parágrafos porque eles vão mudar a sua atual perspectiva sobre leads.

Dica 1: Produza conteúdos para o seu público

Essa primeira dica pode parecer comum e talvez você já escutou ela em outro artigos, mas eu vou te trazer um ponto de vista diferente sobre a forma como você deve produzir os conteúdos da sua empresa.

Continue lendo…

O primeiro passo para produzir conteúdos é conhecer muito bem o seu público alvo, pois só assim você saberá quais são as reais dúvidas que eles possuem.

Mas se você não souber disso não há problema, você pode perguntar para seus clientes apenas criando formulários como, por exemplo, o Google Forms permite.

Quando você for produzir conteúdos, seja em seu blog, e-mail ou nas redes sociais, seu intuito deve ser de criar um relacionamento das pessoas com a sua marca e não de vender.

É contra intuitivo fazer isso, mas a realidade é que se você ficar oferecendo o seu produto o tempo inteiro para as pessoas elas não vão engajar com a sua empresa e ficaram de saco cheio das suas postagens de ofertas.

Sendo assim, você precisa entregar conteúdos com foco em relacionamento e sempre que as pessoas precisarem de algo que você oferece, lembrarão de você.

Quais são os formatos para criar conteúdos?

Há inúmeros formatos nos quais você pode criar conteúdo para a sua audiência, mas hoje vou citar apenas os que possuem a maior parcela da atenção das pessoas:

  • Vídeo: Crie vídeos curtos com duração entre 30 e 59 segundos, com chamadas fortes ao inicio do vídeo e com títulos alinhados as técnicas de copywriting.

 

  • Texto: Esse formato ainda é o preferido de algumas pessoas e o qual você está consumindo agora :).Escreva parágrafos curtos pois aumenta a atenção das pessoas e escreva para o mobile, em vez de desktop, porque a maioria dos acessos são via smart phones.

 

  • Áudio: Utilize esse formato como uma alternativa para seu público consumir seus conteúdos de forma simples e rápida, isso se faz necessário cada vez mais, pois há muitas empresas produzindo conteúdos e disputando a atenção das pessoas na internet.O motivo pelo destaque crescente dos áudios é pela facilidade e agilidade que eles possuem, pois podemos reproduzir em até três vezes a velocidade normal.

Foque sempre na solução de problemas do seu público

Independente do formato em que você entregará seus conteúdos, foque em apresentar soluções para algum problema do dia a dia da sua persona ou gerar entretenimento para elas, pois é só assim que você terá relevância.

Sempre que você está resolvendo o problemas de outras pessoas, você será extremamente relevante e isso é o que a sua empresa precisa para crescer.

Um exemplo simples para você entender como solucionar os problemas da sua persona:

João é jardineiro e anseia captar mais leads através da internet.

O que ele deve fazer é entregar dicas de jardinagem para as pessoas, simplesmente ensinar outras pessoas a deixar o jardim tão bonito quanto aos que ele faz.

E essas dicas devem ser gratuitas para a pessoa que se interessar, pois a venda deve ser feita pela sua equipe comercial com leads gerados através de seus conteúdos. Ou você pode realizar webinários onde fará a sua oferta.

Dica 2: Treine sua equipe comercial para atender a demanda de leads dos seus conteúdos

Uma equipe comercial forte cria e dita o crescimento de uma empresa, mas para que isso aconteça existe alguns pontos que você precisa conhecer para otimizar seus resultados e manter sua equipe motivada.

Escrevi os principais pontos que podem te ajudar a aumentar a produtividade, motivação e foco da sua equipe comercial.

As próximas linhas vai te levar a fortes reflexões sobre como fazer a sua equipe ser mais efetiva com seus leads…

Defina metas para o seu time de vendas

Pesquisas das universidades de Oxford e Cambridge comprovaram que quanto mais nítido e detalhado a nossa imagem sobre onde queremos chegar, mais força e energia teremos e, consequentemente, mais ações construtivas

Provavelmente você já ouviu a frase: “Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

É disso que estamos falando…

Definir metas orienta a sua equipe de forma clara onde eles devem chegar ao fim de cada mês.

É como a cenoura que fica na frente do “burro”, ela faz com que ele tenha um objetivo claro, visual e detalhada a sua frente e com isso direcione todas as suas ações para alcaçar aquele objetivo, sem perca de tempo e foco.

Mas é preciso ter cuidado ao definir essas metas, sua equipe deve concordar com elas, afinal, são eles quem vão entregar aquilo.

Uma meta bem definida é aquela que exige potencial do seu colaborador e, ao mesmo tempo, é humanizada.

Metas muito grandes podem fazer o efeito oposto, em vez de motivar pode levar frustrações aos seus vendedores.

Por isso, preste muita atenção nos números que você vai definir como metas.

Comemore os resultados

Uma meta-analise com 65 organizações comprovou que empresas que comemoram resultados com a sua equipe, geram mais engajamento e, em média, faturam 5,4 milhões a mais por ano.

Basicamente o que esse estudo comprova é que a comemoração te impulsiona a buscar novos resultados.

Porque associamos o momento de euforia das comemorações as nossas ações diárias em busca de um determinado objetivo.

Comemorar também faz com que a sua equipe se sinta parte de algo maior do que elas, engajando nos resultados gerados por toda a equipe e não apenas pelos seus próprios resultados.

Sendo assim, comemorar os resultados junto a sua equipe aumenta a motivação e também o seu faturamento.

Conclusão

A produção de conteúdo com foco em relacionamento e em resolver problemas da sua persona é uma estratégia que tem grande potencial para te levar ao próximo nível.

Com esses conteúdos otimizados, você começará a captar cada vez mais leads e isso vai exigir de forma direta motivação e produtividade da sua equipe comercial.

E para aumentar o engajamento e a motivação da sua equipe, aposte nas metas claras e comemore os resultados.

Agora que você já entende os processos para captar leads e vender de forma mais efetiva, entenda como vender para o lado emocional do cérebro, no nosso artigo sobre o sistema límbico.

Autor

Diego Reis unic digital

Diego Reis

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