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Redes sociais, como usar cada uma das principais – O guia definitivo!

Como já falamos em um outro artigo, existem diversos tipos de redes sociais. Cada uma segue um modelo que dita seus objetivos e mesmo dentro disso, cada uma possui seu jeito correto de uso.

Como usar cada rede social

Com particularidades diferentes, o público que as acessam também é diferente. Variando desde idade até gostos pessoais e personalidades. E mesmo no caso de um público parecido, o motivo pelo qual cada tipo de público acessa é sempre é único.

Desse modo, as estratégias criadas para cada uma também devem ser. Isso porque como em todo meio de comunicação, é preciso compreender a melhor linguagem e a melhor abordagem para cada rede social.

Em alguns casos, a compatibilidade e integração de redes diferentes nos faz cair em pequenas “armadilhas”, vide o caso de Instagram e Facebook. Ainda assim, não adianta querer tratar os dois de maneira idêntica e esperar resultados surpreendentes.

Hoje, vamos te dar um pequeno, porém definitivo, guia de uso para as principais redes sociais. Para começar, vamos entender a real necessidade de estar em cada tipo delas.

É preciso que as marcas estejam em todas as redes sociais?

A grosso modo, a resposta é bem direta: não! Mas vamos tentar nos aprofundar um pouco mais nisso.

Pense que, mais importante do que estar em redes sociais diversas, é estar naquela que mais se enquadra ao seu negócio. Tenha em mente como você espera que a sua empresa se posicione na internet. Isso é fundamental para essa escolha.

Existem redes com todo o tipo de segmentação de público que você pode imaginar. Por isso, a escolha de onde você quer se manifestar é algo puramente estratégico.

Veja o exemplo do Linkedin. Uma ótima forma de fazer contatos profissionais e/ou contatos B2B. É uma rede social mais técnica (e até acadêmica). Será mesmo que compensa a presença de uma empresa cujo público é mais jovem e não tem esse tipo de preocupação?

Não é uma questão de que não pode, apenas de que não tem necessidade. É ter trabalho para criar movimentação em uma rede cujo público não conversa com sua marca da forma que você espera/gostaria.

Como criar estratégias personalizadas para as principais redes sociais

Tendo escolhido as redes sociais que mais se adequam ao que você precisa, basta você criar estratégias personalizadas de uso para cada uma delas.

Para isso, pense em fatores como:

  • Público;
  • Motivo pelo qual eles usam aquela rede;
  • Tipo de conteúdo usado;
  • Abordagem e opções de personalização de conteúdo;
  • Tempo de relevância médio de conteúdo;

A seguir, vamos falar as melhores práticas de utilização das redes sociais mais populares.

Facebook

De longe, a mais popular entre todas as redes sociais conhecidas. A grande massa de público se encontra no Facebook. Só no Brasil, por exemplo, existem cerca de 140 milhões de usuários ativos.

Uma das principais vantagens dessa rede é o alto nível de personalização e segmentação na hora de fazer anúncios. Ao utilizá-la, tire proveito de tudo isso.

Além disso, o Facebook permite atingir vários tipos de público. Então, sempre lembre de manter a sua comunicação alinhada com eles. Um público jovem e um mais velho precisam de abordagens diferentes, por exemplo.

Instagram

O Instagram é puramente visual. Ali, tudo tem que ser lindo e despojado (até porque, os principais usuários são mais jovens).

Simplesmente replicar anúncios e peças criadas para o Facebook não vai funcionar. Na verdade, pode até afastar as pessoas do seu perfil.

Invista em um conteúdo que se aproxime mais do dia a dia. Não se esqueça de usar outras funcionalidades, como os Stories (também seguindo a mesma lógicas de conteúdo menos forjado e mais natural).

Youtube

Vídeos podem ser uma ótima ferramenta para transmitir conteúdo. Eles chamam atenção e podem conquistar uma audiência bem alta. Isso é, quando são criativos o suficiente para isso.

Não interessa se são vídeos institucionais, vlogs, paródias, comerciais, documentários, vídeos ao vivo, palestras, etc. As opções são quase ilimitadas. Aqui, entender melhor qual abordagem será usada é algo que deve ser levado muito a sério. Em geral, pesquise quais tipos de vídeos o seu consumidor gosta e/ou quer ver.

Se for trabalhar com influenciadores, descubra quais deles falam com seu público. E nunca tente fazer essa pessoa se adequar ao que você quer. É você quem deve se adequar ao que ele costuma oferecer, porque é o que ele oferece que faz sucesso. Se a integração entre vocês não estiver tão natural, talvez você precise repensar a estratégia.

Twitter

Também chamado de “microblog”, o Twitter é o lugar onde tudo na internet se propaga. Hoje, funciona quase como um cerne de informações e ponto pelo qual tudo é compartilhado. Muitas vezes antes do que em qualquer outro lugar.

Com 280 caracteres, as pessoas falam sobre tudo o tempo todo. E isso faz com que o tempo de relevância de cada assunto seja extremamente volátil. Em questão de poucas horas, algo que estava bombando deixa de ser interessante.

Não se esqueça que para ser relevante no Twitter, você precisa estar no Twitter. Isso significa que será preciso um fluxo muito maior de postagens e interações entre empresa e público.

Linkedin

Como dito antes, essa rede social tem como foco criar um ambiente mais formal. Nela, ocorrem desde contatos profissionais (e fazendo networking em geral), até relacionamento B2B.

Assim, é preciso ter um cuidado extra com a abordagem usada. Até mesmo o conteúdo oferecido deve ser pensado com mais calma e profundidade.

Dito isso, o Linkedin é uma ótima ferramenta para criação de autoridade, o que consequentemente pode ajudar nas vendas de qualquer empresa.

Concluindo

Parte de uma boa estratégia de marketing digital é entender onde está seu público. Com isso, o próximo passo é planejar a melhor abordagem para alcançá-lo.

Não caia no mito de que você precisa ter contas oficiais em todo o lugar. O mais inteligente é estar onde o seu público está.

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Um comentário sobre “Redes sociais, como usar cada uma das principais – O guia definitivo!

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